A importância da edição e tratamento das fotos

Para que serve a edição de fotos? Ela é ideal para evidenciar algum elemento que já está bom na foto, e para transmitir um estilo próprio, definindo a identidade visual do fotógrafo.


Muitos fotógrafos tiram fotos incríveis, dominam todos os ajustes e configurações da câmera, mas na hora da edição... dizem que preferem não tratar a foto, para preservar a imagem original, mas a verdade é que a maioria que fala isso, não sabe é mexer em programas de edição, afinal não é uma tarefa fácil e simples de se fazer, exige muito estudo e prática para chegar num resultado perfeito.

Conhecer as ferramentas certas e ter domínio sobre elas, ajuda e muito os profissionais na hora de finalizar uma fotografia.

Uma foto bem editada pode levar de 20 a 50 minutos para ser finalizada, o que para muitos profissionais é um terror!

Apesar de imprescindível, há de se colocar certo bom senso ao utilizar esses tipos de programas, afinal para uma boa fotografia é importante captar a essência, a base do que está a ser fotografado, o que é totalmente corrompido com uma edição de imagem sem o bom senso.


Por isso, eu vim aqui mostrar um pouco de como edito as fotos dos meus ensaios.

Eu utilizo dois softwares para editar as minhas fotos, o primeiro deles chamado Lightroom, é onde eu corrijo o enquadramento da foto, o contraste, a saturação, a exposição e todos os outros detalhes referentes a iluminação e cores.

O outro é o Photoshop que me permite editar as imagens, deixando-as ainda melhores, apagando objetos ou imperfeições que possam ter passado despercebida durante o momento do clique, realizar alguns ajustes finos necessários e retoques na pele, melhorando o resultado final da imagem.



Nestas fotos acima temos: a primeira imagem sem nenhum tratamento, é o arquivo cru como chamamos, do jeito que saiu da câmera. O depois, na segunda imagem, é a foto pronta com correção de luz e cor feita no Lightroom (observem a diferença na cor do blazer, o fundo fotográfico e tom da pele) e o tratamento de pele foi feito no Photoshop, onde fiz a retirada das estrias e deixei o bumbum levemente mais arredondadinho, uma correção sutil, sem deixar perder as características reais do corpo da modelo.







Nesta outra imagem ao lado, temos o arquivo cru, sem nenhum tratamento, do jeito que saiu da câmera.



















Aqui nesta imagem, temos a foto pronta.

No Lightroom, eu corrigi o enquadramento da foto que estava torta e corrigi a luminosidade da foto, e no Photoshop foram feitos ajustes bem sutis no corpo da modelo (costas e bumbum) e o tratamento de pele.










A edição contribui para tornar ainda mais evidente a mensagem que aquela imagem quer transmitir. As imagens transmitem sentimentos, captamos a sensibilidade e essência da pessoa fotografada e congelamos tudo isso através do registro fotográfico.

Façam a leitura dessa última foto comigo, temos uma mulher linda, tímida e delicada, apaixonada e fazendo este ensaio para presentear o noivo no dia dos namorados.

Me baseei na história que ela me contou e no seu propósito, e primeiro montei este cenário para o clique, e depois na edição, eu trouxe para a imagem uma cor mais vibrante e quente, simulando um fim de tarde com um por do sol lindo, trazendo mais romantismo no resultado final.


E aí gostaram?

890 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo